#CAMARA#
Estado do Rio Grande do Sul
Câmara de Vereadores de Parobé

PROCESSO Nº 0035/2023 -Pedido de Informação N.º 010/2023

  "Pedido para que o Procon realize a fiscalização da variação de preço nos postos de gasolina da região"

Origem: Mesa Diretora

Ilustríssimo Senhor Prefeito Municipal e Senhores do Procon,

Quais são as ações que estão em prática pelo órgão municipal em relação à fiscalização dos postos de gasolina da região? A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Parobé tem recebido diversas denúncias da população sobre possíveis irregularidades na variação de preços nos postos de combustível e considera importante conhecer quais ações já estão sendo tomadas pelo Procon para coibir essas práticas.

É importante destacar que a variação de preços, principalmente quando há preços elevados em um grande número de postos, pode configurar cartel, prejudicando o consumidor e ferindo os princípios da livre concorrência. Por isso, é fundamental que o Procon atue de forma efetiva na fiscalização desses estabelecimentos.

Outra questão que merece atenção é a fiscalização na mudança de preço quando há aumento no preço dos combustíveis anunciado pela Petrobras. É notório que, em casos de aumento de valor, o que sai da bomba fica mais caro em poucas horas; entretanto, quando se trata de diminuição, demora mais de 24 horas para os valores menores serem repassados ao consumidor.

O Procon tem papel fundamental na defesa dos direitos do consumidor e, por isso, deve cumprir seu papel de fiscalizar e notificar os estabelecimentos que agem fora da lei. É fundamental que os postos de gasolina cumpram as determinações legais e pratiquem preços justos e condizentes com o mercado.

Diante do exposto, solicitamos que nos seja informado quais as ações que estão em prática pelo órgão municipal em relação à fiscalização dos postos de gasolina da região e que o Procon se empenhe em fiscalizar esses estabelecimentos e tomar as medidas cabíveis caso sejam identificadas práticas ilegais que prejudiquem os consumidores.

Certos de sua atenção e colaboração, agradecemos antecipadamente.

Atenciosamente, Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Parobé.

   

Parobé, RS 40º Ano de Emancipação Política,
10ª Legislatura, 13 de Março de 2023.

Av. das Nações, 126 – Centro – Parobé/RS – Fone: (51) 3543-1632
E-mail: secretaria@camaraparobe.rs.gov.br

Documento publicado digitalmente por ROBERTO CARLOS DOS SANTOS PEREIRA em 13/03/2023 às 15:43:45.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação b30108dbe63cdc27a2b44bd84fcd2f44.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.parobe.rs.leg.br/autenticidade, mediante código 4359.


Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ROBERTO CARLOS DOS SANTOS PEREIRA:95411208068 às 13/03/2023 15:47:25